sábado, 8 de setembro de 2012

Novo Artigo Publicado


        O artigo abaixo conta minha primeira experiência em "Recursos Humanos", ficou bem informativo, espero que vocês gostem. E mais uma vez agradeço ao espaço cedido pelo jornalista Faustino Munhoz e pela orientação da Ms. Carolina Turcato. (Artigo digitalizado)


Os bastidores de uma entrevista de Emprego
Por André Terra de Carvalho.

        Saturação de candidatos é o que se encontra ao anunciar uma vaga de emprego. E para escolher o profissional que mais se enquadre no emprego, as empresas optam por realizar entrevistas com os candidatos, e é nas respostas mais óbvias que estes demonstram seu potencial e sua personalidade. E você, acha que está pronto para uma entrevista de emprego? 
        No final do mês passado tive a oportunidade de entrevistar algumas candidatas para uma vaga de vendedora em uma loja de confecção e foi uma experiência completamente nova para mim. Pude analisar como as candidatas se comportavam diante das perguntas e quais as diferenças nas respostas. Percebi então que pequenos detalhes podem prejudicar o desempenho dos candidatos. Aqui vão algumas dicas para se sair bem na entrevista: 
  • Os primeiros minutos da entrevista são os mais importantes, é neles que você deve demonstrar seu diferencial; 
  • Quando o entrevistador faz uma pergunta, ele deseja ouvir uma resposta e não outra pergunta; 
  • As perguntas são elaboradas para conhecer o candidato, então quanto mais completa for sua resposta, melhor. Apenas evite falar coisas desnecessárias; 
  • Depois de entrevistar algumas pessoas, as respostas parecem “mais do mesmo”, então é importante que o entrevistado busque deixar sua marca para destacar-se dos demais;
  • Por fim, mais importante do que usar palavras polidas, é dar respostas concretas e sinceras.
        E, depois de duas horas entrevistando candidatas completamente diferentes e igualmente capacitadas, duas acabaram destacando-se (mesmo tendo perfis e qualidades completamente diferentes), por darem as melhores respostas e demonstrarem maior interesse pelo emprego. A decisão final ficou a cargo da proprietária da loja que acabou escolhendo a funcionária através de testes onde pode escolher a que mais se adequava ao perfil da loja.
        A funcionária escolhida, entre várias qualidades, demonstrou iniciativa, humildade e inteligência, ou seja, tudo que a empresa buscava. Lembrando que cada empresa busca um tipo de profissional para compor sua equipe, mas que algumas qualidades como as já citadas são fundamentais para qualquer profissional que deseje entrar no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, fico extremamente grato com sua contribuição!